segunda-feira, 27 de maio de 2013

Agências e SLEP TEST

Oi gente (gente quem? hahah) enfim... Vou falar nesse post um pouquinho sobre as agências que eu procurei, o que aconteceu, como escolhi e sobre o SLEP TEST.

Primeiramente, vou avisar que procurei 3 agências. Procurei essas 3 porque quando pesquisei elas eram as melhores de acordo com a resposta da maioria das pessoas... Primeiramente fui falar com a CI (falei por e-mail), que me atendeu super bem mas logo de cara me disse que não dava mais tempo. Ou seja, tchau CI.

Depois da CI, me comuniquei também por e-mail com a STB e a Experimento... De cara amei a Experimento, e a STB também. Fui até a loja da Experimento e a agente de lá me disse que dava tempo (eba!!!) e eu fiz algumas perguntas meio envergonhada e por isso não perguntei quase nada. Depois fui até a STB, fui super bem atendida também, adorei e como estava mais solta, fiz mais perguntas e tive total segurança da minha decisão.
Ok, primeiro passo dado. Os agentes me informaram que eu deveria fazer o SLEP TEST - que eu já sabia o que era pois vi outros intercambistas falando sobre - se você não sabe o que é o SLEP TEST, aqui vai:
'O SLEP TEST é uma prova que você faz nas agências pra que eles saibam o nível do seu inglês! Eu acredito que você tem que ter uma pontuação mínima (acho que de 50 pontos) pra poder passar e ser considerado "apto" ao programa de intercâmbio.' Bom, marquei o dia das provas e lá fui eu...



A primeira prova foi na STB. Eu estava tremendo muito e com muito medo, porque né? Fui até uma sala e o carinha lá me explicou tudo que eu faria na prova... Primeiramente eu começaria pela parte do listening, que tem 74 perguntas. Ele colocou um rádio na minha frente e deu play. Relaxem! Essa parte é muito fácil, e o homem que gravou fala devagar, te dá tempo pra pensar e etc. As questões do Listening são simples, como por exemplo ele diz uma frase e você tem 4 figuras, você tem que relacionar a frase com a figura... :) Ou outras perguntas, como um diálogo. Você ouve e tem que assinalar sobre aquilo que eles estão falando! Essa parte requer mais atenção. Além disso tem as questões onde você ouve uma frase e tem que marcar, entre as alternativas, exatamente aquela que você escutou... Resumindo, a parte 1 do teste é tranquila.
A 2a parte do teste é a parte do writing (acho!)... Essa é simples também! São 75 questões, só teste, não tem nada dissertativo! UHUL! As questões são de interpretação de texto, ou pra você escolher entre as 4 alternativas uma que encaixe numa frase de um texto... depois disso você vai fazer também interpretação desse mesmo texto. Deu pra entender?
Depois de terminar recebi minha pontuação: 56! Passei...
Fui fazer a prova na Experimento, já sabia tudo que tinha que fazer e lá eles deixaram com que eu escolhesse se queria fazer a parte 1 ou 2 da prova... eu fiz primeiro o Writing e no fim da prova achei que tinha ido super mal, mas tirei 59! Então, não fiquem apavorados. Mas prestem MUITA atenção ao fazer a prova, ok? :)
Geralmente o pessoal leva 1h30min pra terminar, no máximo 2h. E fiquem tranquilos, mesmo com um nível "básico" de inglês a prova é fácil... dá pra fazer tranquilamente, sem neura!
Desculpa se o post ficou muito grande, tentei explicar tudo sobre o tãããão terrível teste! Todo mundo tem medo, até eu tive... mas depois que passa, você vê que não foi nada demais perto do que você ainda tem que fazer heheheheh... brincadeira.
Aqui, alguns exemplos de SLEP test! Recomendo que façam, pra treinar (não é igual, mas é bem parecido):



Pois é gente! Depois disso, sem muito segredo, chegou a hora de decidir por qual agência eu iria. Como as duas eram praticamente iguais em questão do pacote oferecido, e meu pai que deu a palavra final, fiquei com a Experimento... comecei meu App e estou fazendo com ajuda da minha agente! Hihih... pensem bem antes de escolher, recomendo a Experimento e a STB porque gostei muito das duasss... :D

Obrigadaaaaaaaaaa por lerem! Qualquer duvida comentem... Beijooooo.


2 comentários:

  1. Olá!
    Só queria dizer que esse post super ajudou! Farei o meu da Experimento nesse domingo! (porque domingo? porque Deus é bom! haha )
    Beijos
    Camila Holzmann

    ResponderExcluir
  2. fiz o teste da EF e deu intermediário B1/B2 Acha que consigo passar pro intercâmbio?

    ResponderExcluir