quinta-feira, 20 de junho de 2013

Passaporte

Whats up!
Bom, hoje vou falar sobre passaporte... tenho muito a dizer, ainda mais com todos os problemas que eu tive em relação a isso!




Pra fazer intercâmbio ou qualquer viagem para os Estados Unidos você tem que ter passaporte (ahhh vá?) Eu já tinha passaporte mas ele tinha vencido (se não me engano, o passaporte vale por 5 anos), então tive que fazer outro...







1. Entrar no site da Polícia Federal e fazer o procedimento, que basicamente pergunta sobre você, seus pais e coisas do tipo, e tem que prestar atenção nas coisas a serem preenchidas. Depois que preencher tudo e estiver tudo certo, você prossegue e ele vai te mandar pra uma página que vai te dar um boleto pro pagamento da taxa (sim, tem que pagar E levar o comprovante!!) que eu acho que é de R$156,07... Além disso abre também uma aba pra você fazer o agendamento do seu passaporte, então você tem que escolher um local próximo de você, escolher um dia e um horário disponíveis para aquele lugar escolhido. Recomendo pesquisar na internet os melhores horários em determinados locais, pra você não ir em um horário tão cheio... Depois que você agendou, tem que pagar a taxa (tem data de validade pra pagar, hein!) e comparecer no dia no local escolhido e vá com antecedência, para não perder o horário, pois eles são muito rígidos e depois pra remarcar é muito difícil...

2. Assim que pagar a taxa e estiver só aguardando o dia agendado, entre no site da polícia e verifique os DOCUMENTOS que precisam ser levados no dia. Façam uma lista e vejam se tem tudo que é preciso, pois sem os documentos exigidos no site NÃO É POSSÍVEL FAZER O PASSAPORTE. E sim, se você estiver sem e não tiver ninguém pra levar os documentos de ultima hora, você perde o dia marcado e precisa remarcar, super chato ainda mais se estiver perto da viagem. Procure sobre os documentos necessários para menores de 18 anos, e se você ou seus pais mudaram de nome (acrescentaram, tiraram sobrenomes e etc) levem o comprovante! **Sério, eu esqueci de levar o documento que dizia que minha mãe mudou de nome e sim... perdi o dia! Levei tudo menos isso, começamos por aqui a contagem de quantas vezes eu fui até Alphaville fazer meu passaporte.

3. Quando você chega, eles mandam sentar ou geralmente já tem uma fila de pessoas sentadas esperando... Eles vão chamar seu nome no horário marcado, e você vai entrar e apresentar os documentos. Ela vai pedir a folha do seu agendamento, o comprovante, seus documentos em geral, e se você tiver um passaporte vencido tem que levar também... enfim, esses documentos necessários estão no site! Depois que você entrar, é só sentar e esperar alguém te chamar. Quando chamarem, vão pedir seus documentos de novo e começarão a fazer seu passaporte... Essa parte é meio chata e demorada... Você vai ter que tirar uma foto (vá bem bonita(o) mas não muito enfeitada(o), pois eles podem reclamar kkk) e eles vão coletar suas digitais (com a tecnologia maravilhosa, não é preciso sujar os dedos, pois é tudo numa maquininha especializada nisso), depois você vai assinar o seu passaporte. CUIDADO: Agora vem a parte que requer MÁXIMA atenção: Eles vão te perguntar se os seus dados estão corretos, e ao olhar procure bem e veja se tudo está certo timtim por timtim, se não ferrou minha(meu) amiga(o)! Se você tiver nome composto, tenha certeza que seu nome ficou deste jeito:
Ex: O nome é Ana Maria Barbosa. No passaporte o nome deve ficar
Barbosa
Ana Maria
Entenderam? O nome composto deve ficar JUNTO! Se estiver errado, mande arrumar se não você vai se ferrar assim como eu me ferrei. ***Aqui contabilizamos minha segunda ida até Alphaville - Eu olhei e confirmei meus dados, porque estavam certos... Só que eu não sabia da regra do nome composto, e o homem que fez meu passaporte não viu.... ele confirmou, e depois percebeu que estava errado. E NÃO pode! Se não, na hora do visto, eles não aceitam erros... Legal, né? A mulher que ajudava por lá fez um carão feio e quis colocar a culpa em mim e na minha mãe, porém nós não trabalhamos lá pra saber a regra né??? A culpa não foi nossa. E tchau, fui embora sabendo que meu passaporte viria errado.

4. Feito tudo isso, te darão uma data pra ir buscar o passaporte... geralmente não demora muito! Tem uns que demoram 3 dias, uma semana. O meu demorou 9 dias. Então a partir desta data você tem 90 dias pra buscar, se não for seu passaporte é cancelado, CUIDADO.

5. Vá embora! :P

Bom gente, depois dessa dor de cabeça do nome errado, me informaram que me ligariam pra dizer se o passaporte veio certo ou não... Eles não ligaram, e no dia estava eu lá, cedinho com a minha mãe. Entrei, sentei e esperei. A mulher começou a mexer no computador, olhava para o meu novo passaporte e depois, para minha alegria - não - ela simplesmente abriu e bateu o carimbo que dizia CANCELADO no meu passaporte INTEIRINHO! PQP. E eu tinha que entregar meu application com a cópia do passaporte na segunda, isso foi na quarta e quinta era feriado................................................. Já sabem né. Eu quis surtar. A moça me entregou um papel que dizia pra eu voltar na segunda feira (uhul!!!) pra pegar meu Passaporte certinho... :)
Voltei na segunda com o meu pai, peguei meu passaporte em menos de 5 minutos e pronto. Foi isso. Simples... Simples nada, fui até Alphaville 4 vezes e tive uma dor de cabeça...
Por isso, pessoas que leem o meu blog, não esqueçam dos documentos e prestem atenção em cada coisinha que fizerem, pois se algo sair errado a culpa sempre vai ser NOSSA! :/
Esse foi o meu post sobre passaporte, eu não sei explicar mesmo! Eu tentei, de qualquer forma o site que eu comentei é esse:  Clique aqui  Tem tudo que é preciso saber.
Obrigada por lerem.


8 comentários:

  1. Boa noite Isa.
    Minha irmã foi lá hoje e não se atentou e eles colocaram com o nome simples.
    Ela está preocupadíssima com isso. Acha que se ela for lá amanhã (tbm é em Alpha) eles cancelam a solicitação e refazem? Outra coisa... vc teve que pagar outra vez?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como assim com o nome simples? Geralmente o nome tem que estar certo, porque na hora do Visto você não vai poder tirar :(
      Mas enfim, o que aconteceuuu?
      Desculpe-me a demoraaa, beijoo.

      Excluir
  2. Meu, não tenho ideia de como fica meu nome por causa do junior, fica normal? meu nome é Marcos Limeira de Oliveira Junior.... fica Limeira de Oliveira Junior, Marcos?
    bjsss

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Tirei meu passaporte a um mês, mais ou menos, e não tenho certeza se minha assinatura no documento impresso ficou igual a assinatura digital que fiz no dia que levei os documentos.
    Será que haverá problema se estiver diferente?
    Abraços!!

    ResponderExcluir
  4. Oi! Hoje recebi meu passaporte mais por descuido assinei meu nome faltando um dos sobrenomes invés de botar Roseneide da silva Mendes carvalho botei somente Roseneide Mendes carvalho. Estou preocupada posso ser barrada não conseguir viajar ou não poder tirar o visto? :(

    ResponderExcluir
  5. Nossa fiz o mesmo dar poblema oque vc fez eu errei o farias coloquei faias🤦‍♀️

    ResponderExcluir
  6. Meu passaporte botei maria do socorro de oliveira meu nome nos outros documentos a ter mesmo no passa porte esta.maria do socorro oliveira

    ResponderExcluir