quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Visto

19 DIAAAAS!!!!!!!! Ou 18, sei lá. Estou surtando. Não posso dizer que esperei muito pelo intercâmbio como as pessoas que fecharam no ano passado, mas isso não me torna menos ansiosa, né? Então, vou falar do visto... algo que me deixou sem dormir. Não é pra assustar não, mas eu fiquei beeeeeeeeem nervosa. Pra entrar nos EUA é preciso um Visto americano. Existem vários tipos de visto, como visto de trabalho, estudante, turista e etc. No meu caso é visto de ESTUDANTE (F-1 ou J-1 eu acho - o meu era F-1) Pra tirar esse visto é preciso fazer uma série de coisas! Seguem os passos, segundo o site usvisa-info:


Como solicitar
Os solicitantes devem fazer o seguinte:
  1. Preencher o Requerimento eletrônico de visto de não imigrantes, DS-160 no site https://ceac.state.gov/genniv. Cada solicitante deve ter um número (código de barras) de confirmação de DS-160.
  2. Registrar-se através deste serviço para:
    • Pagar a Taxa de Solicitação de Visto (MRV)
    • Agendar entrevistas no Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto (CASV) e/ou no Setor Consular através deste serviço
      • Todos os solicitantes de visto devem comparecer em pessoa na entrevista no Setor Consular, a menos que ele/ela esteja entre os critérios de idade que não precisam comparecer em uma entrevista. Somente solicitantes com entrevistas marcadas podem comparecer ao Setor Consular.
      • Solicitantes com 15 anos de idade ou menos e solicitantes com 66 anos de idade ou mais não precisam comparecer em pessoa. Veja Isenção de Entrevista Individual para mais informações.
  3. Passar por uma entrevista agendada para enviar todos os documentos de solicitação de visto.
  4. Os documentos serão enviados com base no local de entrega de escolha do solicitante.
Para mais informações sobre como solicitar um visto visite o site: http://portuguese.brazil.usembassy.gov/


É mais ou menos isso! Vou explicar o que eu fiz...
  1. Preenchi o application DS-160. Nesse app, você vai colocar informações sobre você, seus pais, etc etc... e depois vai responder um questionário enorme com perguntas sem noção! Perguntas como "você vai praticar o tráfico de pessoas nos EUA?" "Você é um terrorista?" e etc. É assustador, mas pelo jeito funciona. Vai colocar o tipo de visto que quer, dependendo do propósito de sua viagem. O meu foi de estudante F-1, MAS siga as instruções da sua AGENTE para essa parte. Eu digo isso pois faltavam algumas instruções no que minha agente me passou e eu segui os passos de outro site que era pra visto de turista e eu não vi! Quaseeee me ferrei. Então, se não souber o que preencher, ligue para sua agência. P.s.: Pra preencher esse application, no caso de visto de estudante, você precisa ter o documento DS-2019 ou I-20, que sua agência vai te enviar. - Quando terminar de preencher, imprima a página de confirmação do seu DS-160, pois você irá usar. Essa página provavelmente será enviada no seu e-mail depois.
  2. Paguei a taxa MRV que deve ser de 100 e poucos dólares! Imprima o comprovante e guarde com você.
  3. Fiz o agendamento no site. É preciso agendar dois dias: um dia no CASV (Centro de Auxilio ao Solicitante de Visto) e um dia no Consulado americano. Marque dias próximos, sempre o CASV primeiro, por exemplo CASV na quinta e Consulado na sexta. IMPRIMA E GUARDE O COMPROVANTE DE AGENDAMENTO DESSES DOIS DIAS, pois irá precisar.
  4. Paguei a taxa SEVIS, que é de 100 e poucos dólares também. Essa taxa é a MAIS importante, você precisa levar o comprovante! Eu levei dois, o que você imprime no site na hora e um que você pede pra entregar na sua casa. Eu paguei a mais pra chegar a tempo até que minha agente disse que podia ser o do site só :( Aff. Rs. LEVEM O COMPROVANTE DESSE PAGAMENTO.
  5. Juntei todos os documentos que eu tinha que levar! Vou colocar aqui o que levei nos dias:

DOCUMENTOS


NO CASV (17/07)
  • Passaporte, Comprovante de agendamento com código de barras (do CASV e Consulado), I-20 ou DS-2019 e Comprovante da Taxa Sevis
NO CONSULADO (18/07)
  • Documentos pessoais: RG, CPF, certidão de nascimento, foto 5x7 usada no DS-160, Declaração da escola no Brasil, Passaporte antigo e passaporte novo - se você tem mais de um passaporte, leve.. TODOS.
  • Outros: Documento do carro, holerites, carteira de trabalho, passaporte, extrato bancário, imposto de renda, CNH, certidão de casamento (e outros documentos pessoais), declaração de instituição de ensino, outros vínculos - Esses documentos são da pessoa que vai pagar sua viagem e te bancar durante sua estadia nos EUA. Leve todos os documentos possíveis pra provar que a pessoa poderá pagar a viagem.
  • Documentos IMPORTANTES: passaporte, página de confirmação do DS-160, taxa sevis, taxa mrv, página de confirmação de agendamento com código de barras, I-20 ou DS-2019, se tiver placement leve endereço da sua casa.

UFA!!!!!
Agora vou contar da minha entrevista e do dia no CASV:

CASV E ENTREVISTA

No primeiro dia (17/07) fui no CASV e fiquei numa fila enorme. Eu tive que entrar sozinha, pois tenho 16 anos. Depois de muito tempo na fila, no sol, esperando dar meu horário (14h), e quase atacada por abelhas, finalmente começaram a liberar a entrada. Uma mulher veio e separou meus documentos, eu fui revistada - Celular pode somente desligado, eu acho e bolsa pode entrar mas não pode conter aparelhos eletrônicos no geral, por isso leve só os documentos pra facilitar. Fiquei em outra fila, e quando chegou minha vez a moça pegou meus documentos, ficou digitando e depois passou o código de barras no negocinho, me devolveu e me mandou pra outra fila. Nessa fila, me chamaram numa cabine para tirar uma foto (cabelo atrás da orelha, sem brincos óculos e etc, sem muita maquiagem, tem que aparecer sua testa) e tirar as digitais. Só isso... depois ela me devolveu os documentos e eu sai. Lá dentro foi bem rápido, fiquei 10 minutos no máximo.
No segundo dia (18/07) minha entrevista estava marcada para as 8h e pouco. Eu fui com meus pais e levei muitos documentos. No Consulado não pode entrar com NADAAA, nenhum eletrônico MESMO. Na hora de entrar, só pode um acompanhante! Fui para uma fila, uma moça muito gentil reuniu meus documentos e me devolveu. Me mandou pra fila 4... Esperei um pouco ve a fila andou, mandaram tirar a blusa e o que tivesse no bolso. Depois, de 4 em 4 pessoas nós entrávamos no Consulado. Lá eu fui revistada de novo, e meus documentos passaram por uma esteira... Depois entrei e fui para um lugar CHEIOOO de gente sentada esperando. Eles chamavam nome por nome, e eu sentei e esperei. Quando me chamaram, fui e peguei meus documentos e entrei em outra fila. Nessa fila rápida uma mulher me direcionou pra cabine 5!!!! Justamente a cabine do cara que falava alto e perguntava sobre TUDO. Quando chegou minha vez "Bom dia, vai pra onde?" eu disse Colorado, por 5 meses. Ele pegou meus documentos (que tinham sido separados - inclusive com meu passaporte antigo!), perguntou muitas coisas, como o propósito da minha viagem, quem ia pagar. Depois ele começou a falar com meu pai, perguntou sobre onde ele trabalhava, profissão, se ele morava com a minha mãe, qual era a profissão dela, e pediu imposto de renda dele. Depois ele pediu algum documento meu, que acho que era o I-20 e a taxa Sevis. E finalmente, ele disse: "Do you speak english?" :( e eu disse "yes". Ele perguntou porque eu queria fazer intercâmbio/o que eu esperava e qual seria minha dificuldade. Em inglês. Eu respondi, ele ficou digitando. Ele pegou um folheto que falava sobre estudantes e pessoas que iam trabalhar nos EUA, super fofo e me deu. Depois ele falou "Tenha uma boa viagem, espero que você goste". E me deu um papel que dizia "O seu visto foi aprovado"!!!!!!!! YEAHHHHHHHHH. Ainda ganhamos café de graça depois. Eu sai toda feliz <3.


Boa sorte, e não esqueçam de reunir tudo numa pasta... E relaxem, é tudo simples! Se não souber falar inglês é só dizer que não sabe ou não fala muito bem, tenha todos os documentos e pronto - Seu passaporte depois chega na sua casa ou você vai buscar, dependendo do que escolheu na hora de agendar a entrevista. Eu escolhi ir buscar no CASV e demorou mais ou menos 1 semana pra chegar o e-mail dizendo que estava lá, e eu marquei outra data e horário pra ir retirar. Simples!!! :D
Obrigada por lerem, sei que foi grande mas é complicado mesmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário